Menu

Toxemia

04/05/2018 - Materinidade
Toxemia

Toxemia – O que é

Anteriormente conhecida como pré-eclâmpsia, essa condição se caracteriza por um aumento na pressão induzido pela gravidez. Dependendo da severidade do quadro, essa doença pode levar a interrupção da gravidez já que pode colocar a vida da mãe em risco. Ninguém sabe ao certo o que causa esse problema mas ela ocorre mais frequentemente na primeira gestação e ataca um número maior de mães mal nutridas. As pesquisas sobre o assunto continuam e espera-se que em breve a toxemia seja mais bem entendida.

toxemia

Sintomas Toxemia

Os sintomas  incluem aumento da pressão arterial, presença de proteína no exame de urina e inchaço acentuado na face e nas extremidades. Se o quadro não é tratado e se desenvolve a forma mais grave da doença, os sintomas incluem ainda dor de cabeça, visão turva e insuficiência renal. Ela não tratada pode levar a um quadro de eclâmpsia (Clique aqui) em que a mãe tem convulsões, pode entrar em coma e até morrer.

Tratamento Toxemia

Se não for tratada essa doença possa ser fatal mas, na maioria dos casos, quando a mãe recebe cuidados pré-natais adequados, os sintomas são descobertos bem no início, havendo a possibilidade do tratamento e controle do quadro até o final da gestação. A única cura total conhecida para a toxemia é a retirada da placenta. Por isso, se o quadro estiver fora de controle e a vida da mãe estiver em perigo, o médico pode ter que optar pela interrupção da gravidez ou pelo parto prematuro, dependendo do estágio da gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *