Menu

Menopausa

07/06/2018 - Doenças
Menopausa

Menopausa

A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir dos 45 anos. Isto acontece quando os ovários deixam de funcionar e produzir os hormônios estrógeno e progesterona, o que ocasiona inúmeros sintomas desagradáveis ao corpo, tendo como principal característica a interrupção da menstruação. Especialistas recomendam a reposição hormonal para manter o equilíbrio necessário do organismo.
sintomas menopausa

A ginecologista Odete Domingues explicou que os hormônios funcionam como uma espécie de mensageiros no organismo das pessoas, influenciando diretamente na manutenção da saúde e bem-estar da mulher. “Com o passar dos anos, a produção hormonal diminui e as mulheres começam a passar por mudanças, acontecendo assim a menopausa”, detalhou.

Ela disse que a menopausa é consequência da falência ovariana, pois a mulher nasce com certo números de óvulos, porém, no decorrer do tempo, estes vão se modificando e se transformando em ovos. “O processo evolutivo se finaliza com diminuição ou ausência dos óvulos e da produção de estrogênio, que é o hormônio feminino”, observou.

Clique aqui – Descubra tudo Menopausa Precoce.

Não existe idade predeterminada para este estágio da vida, mas geralmente ocorre a partir dos 45 anos. Calor, insônia, baixa na libido, depressão, irritabilidade e ressecamento vaginal são alguns dos sintomas mais comuns. Para passar por esse momento sem criar conflitos com o corpo, é preciso se preparar, cuidando da saúde antes de entrar no climatério, que é o período que antecede a menopausa.

“A reposição hormonal é uma sugestão de tratamento, mas por ser favorável ao aparecimento de problemas nas mamas e no coração, outra alternativa é a linha dos fitoterápicos, a exemplo a soja e seus derivados”, recomendou Odete acrescentando que estes alimentos possuem moléculas semelhantes a do estrogênio, que se desdobra no organismo, fazendo com que atue da mesma forma que o hormônio feminino diminuindo os sintomas”, apontou.

A prática de exercícios e a alimentação balanceada também fazem parte do processo de tratamento da menopausa.

A ingestão de proteína de soja, vitamina E, cálcio e a linhaça é fundamental para a suavização dos sintomas, pois são ricas em isoflavonas, Ômega 3, sais minerais e inúmeras vitaminas que auxiliam no metabolismo e no desenvolvimento do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *