Menu

Fases da Menopausa

08/06/2018 - Doenças
Fases da Menopausa

Conhecer as fases de transição pode ser útil para acompanhar o processo de mudanças sem sobressaltos. Veja abaixo as Fases da Menopausa:

Fases da Menopausa

As FASES DA MENOPAUSA são:

PERIMENOPAUSA

A PRÉ MENOPAUSA também é conhecida como PERIMENOPAUSA e significa estar próximo da Menopausa. Na maioria dos casos, começa a partir dos 40 anos, no entanto, ela pode começar quando se tem apenas 35 anos.

A perimenopausa é uma época de alterações hormonais bastante sutis, que começam a ficar mais evidentes quando nos aproximamos da menopausa. Se você tiver qualquer problema de saúde como tensão pré-menstrual – TPM, menstruação irregular ou enxaqueca, é possível que esses quadros sejam agravados pela instabilidade dos hormônios.

Na pré menopausa você pode experimentar as primeiras ondas de calor ou os suores noturnos. Durante a perimenopausa, você pode ficar menstruada com mais frequência, o fluxo pode ser mais leve ou mais intenso,ou a menstruação pode deixar de vir algumas vezes. É importante lembrar que a menstruação irregular pode ser sintoma de outros problemas como síndrome de ovários policísticos (SOP), TPM grave, fibromas, tireoide, portanto, vale a pena ir ao médico para descartar a possibilidade de sofrer de algum problema de saúde grave.

A redução na produção dos folículos ovarianos aumenta por volta dos 40/45 anos e a chance de ovulação a cada ciclo menstrual diminui 50%.

O ritmo redução e variação dos níveis hormonais, bem como a sensibilidade de cada mulher são os fatores responsáveis pelos sintomas de maior ou menos intensidade.

Nessa fase da Menopausa, ou seja, na PERIMENOPAUSA, a principal característica é a irregularidade nos ciclos menstruais. Pode ou não ocorrerem os primeiros suores e calores noturnos.

MENOPAUSA

Nesta Fases da Menopausa, a mulher está há um ano ininterrupto sem menstruação. Os calores e suores são mais intensos. Outros sintomas podem surgir, como: insônia, mudanças no humor, irritação, pele ressecada, falta de libido, etc.

PÓS-MENOPAUSA

Em vez de ver a vida depois da menopausa como o início do fim, muitas mulheres hoje veem essa fase como um novo começo. Estudos vêm demonstrando que muitas mulheres consideram os anos da pós-menopausa como a melhor época em que há mais tempo e energia para carreira, relacionamentos, sexo, interesses pessoais, e tempo para si mesma.

Nesta fase, os sintomas da menopausa tendem a desaparecer gradualmente; contudo é necessário lidar com as alterações físicas resultantes das mudanças hormonais e do envelhecimento.

Veja clicando aqui – tudo aqui sobre Menopausa.

As mulheres na pós-menopausa podem estar mais sujeitas a doenças cardiovasculares e a osteoporose. A doença coronariana é uma das principais causas de óbitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *