Rosácea

Rosácea fotos

Rosácea

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica, que acomete preferencialmente as áreas convexas da face. Sua etiologia não é bem definida, porém o sol e determinados alimentos (café e chá quentes, álcool, comidas condimentadas) pioram o quadro, pois favorecem o aparecimento do rubor.

Rosácea fotos

Seu quadro clínico se caracteriza por crises periódicas de eritema (vermelhidão), e em etapas mais avançadas surgem telangiectasias (vasos) e pústulas em determinadas áreas da face (nariz, fronte, bochechas e queixo). Sua diferença da acne é que na rosácea não há existência de comedões (cravos).Existem quatro estágio de evolução: estagio 0: vermelhidão transitória ( flushing), estagio 1: vermelhidão persistente com telangiectasias, estagio 2: vermelhidão persistente com pápulas e pústulas, estagio 3: vermelhidão persistente com pápulas e pústulas e infiltração.Os homens apresentam um quadro evolutivo de rinofima (aumento da espessura do dorso do nariz e bochechas com aumento das glândulas sebáceas e inchaço e vasos) no estagio final.

Diagnóstico da Rosácea

O diagnóstico é essencialmente clínico, dificilmente sendo necessária a realização de exames complementares.

O tratamento só pode ser realizado por um dermatologista habilitado, através de antibioticoterapia e antiinflamatórios tópicos (cremes) e orais. O LED (light emission diodo) é uma importante arma para o controle do processo inflamatório, prevenindo a formação dos vasos da face.

Os lasers pulsado (Luz intensa pulsada) são excelentes indicações no tratamento das telangiectasias (vasos) e vermelhidão persistente quando já instaladas.

O rinofima quando instalado necessita de intervenções cirúrgicas, peelings de média profundidade e lasers ablativos, como o CO2 fracionado, que apresenta uma recuperação mais rápida.

Rosácea

Sintomas da Rosácea podem incluir:

– Vermelhidão na face: Alguns vasos sanguíneos na bochecha e no nariz e muitas vezes incham e tornam-se visíveis.
– Protuberâncias no rosto que se assemelham a acne.
– Secura ocular e pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço
– Nariz largo: é muito raro mas a rosácea pode engrossar a pele do nariz, fazendo com que ele adquira um aspecto grosso.

Author: marozo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *