Queda de Cabelo

Queda de Cabelo

queda de cabelo

A queda de cabelos pode ter diversos motivos. Em alguns casos é apenas um processo natural em temporário, em outros casos a queda pode ser interrompida, quando se sabe a sua causa. A queda de cabelos pode ocorrer por causa de medicamentos ou algum tipo de agressividade química que o organismo pode estar sofrendo, a causa pode ser doenças ou até a falta de vitaminas ou algum tipo de nutriente.

A calvície é um caso especial, genético da queda de cabelos. A calvície é um problema genético hereditário que não tem cura. A calvície pode ser controlada por meios de tratamentos, mas é um problema crônico, por isso o tratamento deve ser contínuo.

Processo natural

A queda de cabelos é um processo natural em todas as pessoas. O normal é cair entre 70 a 100 fios por dia. Existem épocas em que caem mais fios, tornando o processo cíclico. O problema da queda é quando ela supera o número de novos fios. Neste caso, precisa se investigar o que está causando a queda. Quando sabemos a causa, podemos procurar um tratamento adequado a cada caso.

Consultar um médico é sempre o procedimento ideal no caso de queda excessiva de cabelos. Buscar tratamentos alternativos, principalmente com produtos químicos, sem a consulta a um especialista é um procedimento muito perigoso. Um médico saberá indicar a melhor solução para o problema.

Em muitos casos a queda de cabelo é provocada por motivos que nem imaginamos, como por exemplo, o uso de enfeites muito pesados no cabelo, que puxam e arrancam o fio do cabelo.

Dicas para evitar a queda de cabelos

Uma alimentação saudável é essencial para ter um cabelo saudável. Nós não pensamos em nosso cabelo quando comemos, assim como não pensamos em nossa pele. Mas o nosso corpo é aquilo que ingerimos, então, a alimentação é essencial para evitar a queda de cabelos.

As vitaminas do complexo B são as mais importantes para o cabelo, principalmente a vitamina B6. O zinco também constitui um elemento importante para o sistema imunológico. Finalmente, o ferro também é um mineral importante para combater a queda de cabelo. Tomar suplementos destes nutrientes é uma opção. Procure um suplemento especial para a queda de cabelos.

Prepare uma bebida usando mel, banana, iogurte e leite desnatado.Esta combinação faz uma boa cobertura das vitaminas importantes para evitar a queda de cabelo e inclue biotina, um composto que fortalece as raízes do cabelo.

Combata o estresse. O estresse é uma das principais causa da queda de cabelo, assim como ele é o vilão em muitos casos de doenças. O estresse é um inimigo da nossa saúde e é essencial levarmos uma vida livre dele.

Durma bem. O cabelo necessita dos benefícios de uma boa noite de sono. Dormir 8 horas por noite é essencial para o nosso corpo e para o cabelo.

Use um bom shampoo . Os produtos que você usa no cabelo devem ser de qualidade. Procure usar shampoo sem sal. Use um shampoo anti queda regularmente.

Problemas com Alopecia – Clique aqui e veja esse artigo.

Queda de Cabelo

Doenças que podem causar queda de cabelo

Além de influências externas, muitas vezes a queda de cabelo pode estar associada a um problema de saúde. Nesse caso, a melhor solução será indicada por um especialista. Confira algumas doenças e condições do corpo que podem causar a perda de cabelo:

 

Eflúvio Telógeno

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é um fenômeno que ocorre após a gravidez, uma grande cirurgia, perda de peso drástica, ou estresse extremo e provoca a perda de uma quantidade excessiva de cabelo todos os dias.

Também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, tais como antidepressivos, betabloqueadores, e anti-inflamatórios não esteroides. Não existem testes específicos para identificar esse fenômeno, mas o seu médico pode conseguir identificar, de acordo com os eventos recentes em sua vida.

Perda de cabelo hereditária

Perda de cabelo hereditária

A perda de cabelo genética é conhecida como alopecia androgenética e é uma das principais causas de perda de cabelo. O gene pode ser herdado do lado de sua mãe ou de pai, mas você está mais propenso a tê-lo, se ambos os pais tiveram a perda de cabelo. Seu dermatologista vai examinar o padrão de perda dos fios para determinar se é hereditário e pode pedir exames de sangue para descartar outras causas.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

Milhões de pessoas, a maioria mulheres, sofrem de doença da tireoide. Quando o seu corpo produz pouco hormônio da tireoide, o hormônio responsável pelo metabolismo, frequência cardíaca e estado de espírito, você tem o hipotireoidismo, ou uma disfunção da tireoide. Se o seu corpo produz muito deste hormônio, você tem hipertireoidismo, ou uma tireoide hiperativa. Hormônio da tireoide é responsável por tudo, inclusive por sua taxa metabólica, que é a taxa de oxigênio e energia que seu corpo utiliza para funcionar – afetando também o crescimento do seu cabelo, pele e unhas.

Lupus

Lupus

O lupus é uma doença crônica autoimune, que faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis. A condição afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas e tende a atacar as mulheres durante seus anos férteis. Os sintomas do lupus variam muito, mas, em geral, são: extrema fadiga, dores de cabeça, úlceras orais e articulações doloridas e inchadas. Muitas pessoas também apresentam perda de cabelo, que pode ser leve, e ocorrer durante a lavagem ou ao escovar o cabelo, ou pode ser mais grave, provocando manchas e erupções cutânea no couro cabeludo.

Anemia por deficiência de ferro

Anemia por deficiência de ferro

As mulheres que têm períodos pesados ou não comem alimentos ricos em ferro suficientes podem ser propensas a deficiência de ferro, quando o sangue não tem glóbulos vermelhos suficientes. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células de todo o corpo, dando-lhes a energia que o corpo precisa – inclusive para os cabelos crescerem. A doença pode ser identificada com um simples exame de sangue, e o tratamento vai desde cuidado com a alimentação até a suplementação com comprimidos.

Síndrome do ovário policístico

Síndrome do ovário policístico

Essa condição é causada por um desequilíbrio hormonal em que os ovários produzem muitos hormônios masculinos. Isso traz uma série de consequências para o corpo – desde o crescimento de pelos faciais, períodos irregulares, acnes até cistos. Além de tudo isso, algumas mulheres também apresentam queda de cabelo. O tratamento é feito com pílulas de hormônio.

QUEDA DE CABELO

Doenças de pele no couro cabeludo

As doenças da pele que levam à perda de cabelo são a dermatite seborreica, psoríase e infecções fúngicas, como a micose. Essas doenças causam alterações visíveis no couro cabeludo, com cascas grossas de gorduras e manchas vermelhas. São facilmente identificadas pelo dermatologista, que indicará o remédio específico.