Prurido

Prurido

o que é Prurido

Muitas vezes, quando sente comichão (prurido), coça-se e a situação desaparece. A comichão devida a causas transitórias, como a picada de um mosquito ou o uso de uma camisa de lã, dura pouco e é facilmente aliviada, enquanto que a comichão por outras situações, como o eczema ou o herpes pode permanecer durante anos.

prurido

Seja momentânea ou de longa-duração, a comichão pode ser bastante incomodativa e, por vezes, é um sintoma de um problema subjacente.

Não coce. Irrita a pele, fazendo-o sentir mais comichão.

Se preferir banhos de imersão ao chuveiro, junte um pouco bicarbonato de soda á água.

Quais são as causas Prurido

O prurido, que é um sintoma e não uma doença, pode ser causado por muitas situações distintas. Pele seca, picadas de insectos, exantemas por variadas reações alérgicas, urticária, sumagre venenoso, micoses vaginais, hemorroidas, psoríase, caspa, herpes e piolhos ou escabiose são algumas causas frequentes.

Ocasionalmente, o prurido que não desaparece, é um sinal precoce de doença, como hepatite, doença renal, várias doenças hematológicas (por exemplo, falta de ferro) ou um tumor maligno. O prurido generalizado acompanha muitas vezes a sida, doença tiroideia ou das paratiroides, deficiência de ferro, gravidez e esclerose múltipla.

Por vezes, o problema são os medicamentos. Os mais frequentes são os esteroides anabolizantes, a terapêutica hormonal de substituição (na mulher), as pílulas contraceptivas, antibióticos, narcóticos, quimioterapia, e a aspirina e medicamentos semelhantes.

o que é prurido

Se a zona pruriginosa da pele tem exsudação, pode aplicar-se uma compressa depois de ter sido molhada em água fria (com bicarbonato de soda ou vinagre ou sais de Epsom) durante 10 a 15 minutos várias vezes por dia até que a pele deixe de ter exsudação.

Não se devem aplicar cremes, pomadas, loções, pó de talco ou féculas de sementes a uma ferida que exsuda.

Se a pele não apresenta exsudação, pode aplicar-se um hidratante tópico. Utilizar um vibrador na zona pode ajudar a aliviar o prurido.

Que tipo de fármacos podem pará-lo?

Em alguns casos, vários fármacos de venda livre podem ajudar a parar a comichão, mas são muitas vezes ineficazes, têm efeitos colaterais e podem até agravar o problema. Os anti histamínicos, tais como a difenidramina ou a clorfeniramina melhoram os sintomas, nalgumas situações. No entanto, estes fármacos causam sono e interferem com a coordenação, o que coloca problemas quando é necessário conduzir um carro ou concentrar-se na escola ou no emprego. Outros fármacos de venda livre que podem associar-se com benefícios, mas que geralmente são menos eficazes, são os anti-histamínicos não sedativos, tais como a loratadina e a cimetidina. Por vezes até a aspirina pode ajudar. A hidrocortisona de venda livre geralmente não melhora o prurido. A capsaicina não tem bons resultados e frequentemente piora a situação.

Veja tudo sobre Dermatite Atópica.

Um número cada vez maior de fármacos orais e tópicos de prescrição podem associar-se com alguma melhoria. O seu médico decidirá se algum destes fármacos deve ser usado no seu caso. Incluídos nesta lista estão os tranquilizantes e antidepressivos, sequestradores de ácidos biliares, terapêuticas com luz, estimuladores eléctricos e acupunctura ou acupressão.

Esta informação não substitui o tratamento médico

Prurido tratamento?

Faça:
-Tome duchas ou banhos o menos possível.
-Prefira o chuveiro aos banho de imersão
-Use água morna em vez de água quente quando tomar banho de chuveiro ou de imersão
-Use quantidades mínimas de sabonetes e aplique apenas onde necessário
-Vista roupa larga de algodão
-Aplique gelo dentro de um saco plástico ou uma lata de refrigerante tirada do frigorifico sobre a região afetada.
-Mantenha a casa relativamente fresca.

Não faça:
-Esfregar a pele ou usar roupas com rugas
-Coçar, esfregar ou descamar a pele, porque isso pode agravar o prurido
-Aplicar álcool, pensos quentes ou emplastros com múltiplos ingredientes ativos (verifique os rótulos)
-Consumir bebidas quentes, comidas picantes ou bebidas alcoólicas.
-Vestir roupa apertada feita de fibras sintéticas, tais como lã ou pelo de cabra angorá
-Participar em atividades físicas que possam causar sudação em excesso, tais como correr, andar de bicicleta, jogar tênis ou -fazer jardinagem.

Prurido significado

Author: marozo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *