Cloridrato de Bupropiona

Cloridrato de Bupropiona

Qual a diferença entre a bupropiona e o cloridrato de bupropiona?
Nenhuma.

Cloridrato de Bupropiona

“Bupropiona” é apenas o “apelido”, digamos assim, para o nome completo da substância ativa de medicamentos como o Bup, o Zyban etc., isto é, o cloridrato de bupropiona. Clique aqui e veja tudo sobre Bupropiona.

Bup e outros são os nomes comerciais, dados pelos laboratórios, para o cloridrato de bupropiona.

Quando o medicamento é genérico, leva o nome apenas da substância, como é o caso do cloridrato de bupropiona produzido pela Eurofarma.

Bupropiona Engorda?

Uma dúvida que aflige muitos pacientes, especialmente as mulheres, quando inicia um tratamento com um medicamento é: “Este remédio engorda?”

Sendo assim, é muito comum a pergunta: bupropiona engorda?

Não!

Não é um efeito colateral comum do medicamento o ganho de peso. Pelo contrário, é mais comum que nos primeiros dias de uso alguns pacientes sintam diminuição do apetite (anorexia), com consequente perda de peso. Porém, este emagrecimento é discreto, de maneira geral, e o remédio não é utilizado no tratamento da obesidade.

Claro que uma ou outra paciente apresentará ganho de peso com o uso da bupropiona, mas geralmente é baixo e não é justificativa para a interrupção da medicação. Muitas vezes a paciente engorda não por causa da medicação, mas por causa da melhora da depressão, que pode levar ao retorno do apetite normal. Ou, quando o medicamento é usado para parar de fumar, o paciente engorda porque é comum, quando cessa o tabagismo, que a pessoa coma mais, em compensação.

Bupropiona emagrece

Bupropiona emagrece ?

Um dos efeitos colaterais comuns da bupropiona, atingindo de 1 a 10% dos pacientes que usam o medicamento, é a anorexia, isto é, a perda do apetite, levando, por consequência, à perda de peso, ao emagrecimento.
Esta é uma das razões pelas quais bupropiona é contra-indicada para portadoras de anorexia nervosa e bulimia nervosa, pois pode piorar os sintomas destes transtornos.

Entretanto, como qualquer efeito colateral de medicamento, este também em geral é leve e passageiro.

Ou seja, apenas uma parcela muito pequena dos usuários de bupropiona apresentará uma perda de peso significativa.

Desta forma, a bupropiona não é um anorexígeno como as anfetaminas (anfepramona, femproporex), embora tenha uma estrutura química semelhante a estas.

Bupropiona, portanto, não é usada como tratamento para emagrecer.

Author: marozo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *